As mensagens por trás de 7 logos famosos

Um logotipo pode dizer muito a respeito da marca que representa. Suas cores, formas e disposição dos elementos podem trazer mensagens a respeito da origem ou dos valores da empresa.

Nesse artigo, selecionamos 7 logos famosos e pesquisamos a mensagem por trás deles. Confira:

Domino’s

Tom Monaghan, criador da rede de pizzarias, cresceu em um orfanato. Com U$ 900 iniciou seu negócio em 1960, comprando sua primeira unidade, chamada DomiNick’s. Depois de 5 anos já estava comprando mais 2 estabelecimentos, mas foi aí que o antigo dono da pizzaria não permitiu que ele continuasse a usar o nome. Foi então que surgiu o nome Domino’s, a partir de uma sugestão de um dos seus entregadores.

A curiosidade do logo deles é que cada um dos pontos representam as 3 primeiras unidades da rede. Dizem também que a ideia inicial de Tom Monaghan era incluir um ponto para cada nova unidade, mas aí o logo já estaria com aproximadamente 12 mil pontos… Não seria muito clean.

Amazon

Um das maiores empresas do mundo teve seu carro chefe no e-commerce por muito tempo. E comprar pela internet tem como uma das características a facilidade de comprar e receber o produto sem sair de casa. Quem não gosta de facilidades?

Por isso, uma das mensagens no logo da Amazon é o sorriso criado pela seta laranja, demonstrando a satisfação de fazer uma compra na tela.

Outra conhecida característica da marca é que essa mesma seta indica que eles vendem de tudo… De A até Z.

Toyota

A empresa que hoje responsável por uma das maiores frotas de carros em produção tem algumas características interessantes em seu logo que é o mesmo desde 1990.

Ao olhar para o símbolo, podemos ver 3 elipses com traços de grossuras diferentes (imitando os traço dos pincéis japoneses). Segundo a empresa, o significado das duas elipses internas é de que uma representa os clientes, suas vontades, necessidade e etc; e a outra representa os produtos da empresa. E a elipse por trás representa o avanço tecnológico trazido pela Toyota.

Além dos valores que a empresa consegue passar com as formas apresentadas, eles fizeram um incrível trabalho representando todas as letras do nome TOYOTA como no GIF abaixo:

Comentário pessoal: Eu já cheguei a pensar que era algo como uma cabeça de touro vista de frente.

 

NBC

Que existe um pavão no meio não é novidade para ninguém. É só olhar o espaço negativo no centro do logo, para quem nunca tinha visto antes.

Mas qual o motivo de ser um pavão? Seria o orgulho pela marca?

A história vem desde 1956, quando a primeira versão do logo foi criada por John J. Graham. Ele escolheu o pavão com a intenção de mostrar várias cores, já que na época a televisão a cores era ainda uma novidade.

 

BMW

Um pouco de história dessa grande e desejada marca de carros: Antes de ser BMW, parte majoritária da empresa já existia com outro nome, a empresa se chamava Rapp Motors. Até então, a Bayerische Motoren Werke não tinha um símbolo criado, apesar de já existir. Com a junção da Rapp Motors na empresa, o logo da BMW foi criado.

Segundo o historiador Kai Jacobsen, diferente do que muitos pensam, o símbolo não representa uma hélice de avião em movimento, mas sim uma homenagem ao antigo logo da Rapp Motors. E as cores azul e branco não representam o céu, mas sim as cores da Baviera, estado alemão que originou a marca.

Tesla

Além de um óbvio T do nome Tesla, o que mais você enxerga na marca desses incríveis carros elétricos?

Primeiramente sobre o nome da empresa de Elon Musk: Tesla é uma homenagem ao grande inventor Nikola Tesla que atuou principalmente nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica no fim do século XIX e início do XX. Ele foi um dos principais responsáveis pelos sistemas elétricos que conhecemos hoje, base mesmo dos carros da própria fabricante que leva o nome dele.

Segundo Musk, o símbolo não é apenas um T, mas também representa a seção transversal de um motor elétrico. A parte inferior da letra representa um dos pólos que fica fora do rotor do motor e a linha superior representa uma seção do estator.

Apesar de que ficaria muito feliz se ganhasse um carro elétrico, não entendo bem como funciona, por isso, caso essa última informação não esteja totalmente correta, especialistas e mais entendidos no assunto podem comentar abaixo.

DC Comics

A versão atual foi alterada em 2016, substituindo aquele D sobrepondo o C como em uma mudança de página. Essa alteração deu muito o que falar e não ajudou com o fato de diversas de suas estreias no cinema também não terem agradado muito.

Mas o crédito aqui não vai apenas ao fato de ter usado um design clean, mas sim o significado por trás do símbolo. Jim Lee disse que a tipografia utilizada é baseada em um tipo de híbrido do S do símbolo do Super Homem, o WW da Mulher Maravilha e o símbolo do Batman.

Mas e vocês? O que acharam?

Via: Designerd

About the author: Dayane RP

Leave a Reply

Your email address will not be published.